Respostas do Treinamento Intervalado Aeróbico de Corrida na Melhoria da Capacidade de Absorção de Oxigênio (vo2max), Composição Corporal e Economia de Corrida.

Por: Matheus Cavalcante de Sá.

Conexões - v.12 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Diversos estudos procuram mensurar os efeitos do treinamento intervalado aeróbio de corrida (TI) na melhora da capacidade de absorção de oxigênio (VO2max), correlacionando-os com melhorias na saúde (composição corporal) e no desempenho atlético (economia de corrida), uma vez que diversas variáveis podem influenciar a resposta ao treinamento, como intensidade, volume, duração e intervalo de recuperação. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi revisar sistematicamente a literatura, relacionando as principais variáveis da prescrição de TI e seus efeitos. Das evidências relatadas nesta revisão, pode-se concluir que o TI é estudado na literatura há vários anos, sem, contudo, haver um consenso quanto à prescrição de intensidade, volume e recuperação para os mais diferentes tipos de populações. Seus efeitos positivos no VO2max, composição corporal e economia de corrida, entretanto, são consensuais na maioria dos estudos.
 

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/924

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.