Resumo

A Ginástica Para Todos (GPT) se caracteriza por uma manifestação da cultura corporal que reúne as diferentes interpretações da Ginástica integrada a outras formas de expressão corporal de forma livre, criativa e não competitiva. Nesse sentido, com o intuito de dar maior visibilidade às novas possibilidades relacionadas ao ensino da GPT e contribuir para que esta prática seja incorporada à Educação Física no âmbito escolar, a presente pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um processo de intervenção nas aulas de Educação Física Escolar com o conteúdo Ginástica Para Todos. A metodologia assentada na abordagem qualitativa se constituiu em um processo de pesquisa-ação. Participaram do estudo dezoito alunos do 3º ano do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola pública municipal do interior paulista. Realizamos, em um período de dois meses, o correspondente a um bimestre letivo, treze intervenções no total. A técnica para coleta dos dados envolveu: observações das aulas registradas em diários, sendo gravadas e transcritas para posterior análise dos fatos ocorridos durante as intervenções. Após leitura intensa dos dados e articulação com a literatura, construímos duas categorias de análises, sendo: 1. Processos Pedagógicos de Ensino; 2. Formação Humana. Dentre os resultados mais destacados na categoria 1, estão os procedimentos de ensino que de forma lúdica e criativa contribuíram para o desenvolvimento dos conteúdos organizados e propostos de acordo com a pirâmide didática para o ensino da GPT, contemplando a manifestação de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais. No que diz respeito à categoria 2, Formação Humana foi subdividida em duas subcategorias denominadas Avanços e Retrocessos na Formação Humana. Como avanço mais perceptível, destacamos a confiança em si mesmo dos participantes envolvidos. Contudo, o agir coletivo, assim como a cooperação, também merece destaque nas aulas, tendo em vista que os alunos trabalharam em equipe para um bem comum, no caso, a composição coreográfica. Na subcategoria Retrocessos, as situações de desrespeito e desorganização geraram alguns momentos de indisciplina, em que demandaram uma ação docente mais diretiva na resolução de conflitos. Analisando o planejamento e o processo de intervenção identificamos a Ginástica Para Todos presente no contexto como conteúdo potencial para desenvolvimento da motricidade e formação humana através de um ambiente dinâmico, diverso, integrativo, criativo, coletivo e propositivo da Educação Física Escolar. Palavras-c

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