Resumo

Objetivos:
O objetivo da pesquisa consistiu na observação dos processos de Mediação Política e Cultural associados a elementos de corporeidade definidos a partir da Motricidade Humana. As obras literárias sobre Mediação nas áreas de Educação e Educação Física apontam caminhos para administração de conflitos de várias matrizes. Especialmente nessa pesquisa em Educação Física, o objeto da análise era os processos in locuo, admitindo que o papel do docente fosse transcender o perfil tecnicista e funcionalista da pratica do movimento corporal a partir de análises axiológicas inerentes a cultura e política local.

Métodos/resultados:
Os métodos definiram o que é um conflito político e cultural, bem como seu aparecimento nas aulas de Educação Física. A partir da identificação do conflito, formaram-se empiricamente seus elementos de construção, resolução e desconstrução do fenômeno, seja pela mediação entre pares ou através de intervenção docente. O processo ocorreu entre Maio até Outubro de 2011. A apuração dos resultados formou-se através de apoios teóricos da área de Educação Física que apontavam caminhos acerca do papel docente transcendente, transformador e reacionário e principalmente pautado na ética e valores morais.

Conclusão:
A pesquisa demonstrou que os processos de Mediação Política e Cultural são espontâneos e entre pares. Especialmente aqueles ligados ao ritmo, a dança, ao samba e ao esporte. Apesar dos processos ocorrerem espontaneamente e possuírem características autogestionéveis, escolas que atendem comunidades em vulnerabilidade social e culturalmente importantes demandam por profissionais de Educação e Educação Física qualificados no que tange a política, cultura e Motricidade Humana capacitados em gerir conflitos.