Resumo

Introdução: O salto em distância como esporte exige o preenchimento de vários indicadores de desempenho esportivo que são frequentemente utilizados como conteúdo essencial para a seleção de esportes, daí a necessidade de controlá-los, gerenciando prospectivamente o escopo e as limitações do processo específico de gerenciamento de treinamento esportivo. Objetivo: avaliar o desempenho físico de provas pedagógicas em atletas da escola de salto em distância (categoria 14-15 anos) da San Martin High School, em Quito. Métodos: Pesquisa descritiva, sob uma amostra intencional não probabilística, são estudados 8 atletas de salto em distância (categoria 14-15 anos) que estudam na San Martin High School de Quito. 11 testes de avaliação de desempenho físico são aplicados. Resultados: Os resultados foram para o teste de 30 metros de vôo em média 4,94 segundos; os 60 metros testam um valor médio de 9,39 segundos; no teste de 400 metros, uma média de 71,33 (1,11: 33 minutos); o teste Lançamento da Bala na frente em média 7,62 metros; o teste Lançamento da bala em direção às costas em valor médio de 9,78 metros; o teste de flexibilidade em média 21,75 cm; o teste de salto vertical em média 37,88 cm; o teste de salto em distância sem corrida de impulso em média 2,03 metros; o teste de salto triplo sem corrida de impulso em média 5,33 metros; o teste de salto quíntuplo em média 10,2 metros; e o teste Decuple Jump em média 20,81 metros. Conclusões: Foi concluída com o objetivo da investigação. Recomenda-se continuar o estudo e incorporar outras escolas com apoio institucional para melhorar o processo de avaliação em nível nacional.

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