Resultados Esportivos no Escalão Junior e Desempenhos Obtidos na Etapa de Rendimentos Máximos. Uma Análise Sobre a Carreira dos Tenistas Top 100.

Por: , Debora Navarro Rocha Cortela, Juan Pedro Fuentes Garcia, Manuel João Coelho e Silva e Marcelo Nolf Brandão.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.11 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo examinou a interdependência que se estabelece entre o sucesso esportivo no escalão júnior e os desempenhos alcançados na etapa de rendimentos máximos. Para isso, foram produzidas estatísticas de tendência central, de dispersão e correlações de Pearson sobre as variáveis selecionadas. Os resultados apontaram que a idade de entrada no Top 400 poderá ser utilizada como um importante instrumento no prognóstico do desempenho esportivo. Mais além, observou-se que a melhor classificação no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) ao final da época juniores demonstrou ser um melhor indicador do verdadeiro potencial do atleta, do que a melhor classificação no ranking do Circuito Juniores da Federação Internacional de Tênis (ITFJC).

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2859

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.