Resumo

O projeto está sendo desenvolvido na perspectiva da conclusão do curso de Educação Física Licenciatura, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Ao começar esse projeto nos perguntamos se existem e quais são as competências básicas para ser um professor de educação física? E, para além da base documental, o que caracteriza um professor competente? O professor se torna competente quando tem domínio sobre os conteúdos da sua área e consegue transmiti-los aos seus alunos. Para que isso ocorra, legalmente o professor de Educação Física deve seguir documentos oficiais norteadores como a Lei de Diretrizes e Bases de Educação (LDB, 1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e no caso do estado de Minas Gerais, o Currículo Básico Comum (CBC, 2006). Darido que cita Coll et al. (2000) definem conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de conduta, etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno. O objetivo do estudo é averiguar se os formandos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros consideram ter a competência necessária para atuarem no mercado de trabalho. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, de corte transversal e análise qualitativa. A população é composto por acadêmicos do 6° ao 8° período do curso de Educação Física Licenciatura dos turnos diurno e noturno da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. A amostra é composta por aproximadamente 100 alunos do 6° ao 8° período do curso de Educação Física Licenciatura dos turnos diurno e noturno. O instrumento utilizado é um questionário semiestruturado desenvolvido pelo autor.

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