Motivos Que Levam Acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros a Se Integrar Ao Grupo de Danças Parafolclóricas Saruê

Por: Ana Carolina Rodrigues da Silva, Emanuel Crispim Vasconcelos, Erivelton Rodrigues da Silva, Fabio Luan Veloso Caldeira e José Roberto Lopes de Sales.

I Simpósio de Educação Física da Unimontes

Send to Kindle


Resumo

O grupo de Danças Parafolclóricas Saruê é um projeto de extensão, aprovado pelo Cepex 009/2003. Participam dele acadêmicos de vários cursos da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES e pessoas da comunidade num total de 50 participantes entre músicos, dançarinos, professores e coordenador. Tem seu repertório voltado para as danças folclóricas Brasileiras. O presente estudo teve como foco verificar o motivo que leva acadêmicos de vários cursos a si integrar ao grupo de Danças Para folclóricas Saruê. Para coleta de dados foi aplicado um questionário semi-estruturado para 21 indivíduos (11 homens e 10 mulheres) com idade ± de 23,61 anos. O estudo foi realizado com parte do corpo de baile por meio de questionário básico, onde o foco principal foi verificar a motivação real para adentrar a um grupo de Danças Parafolclóricas, onde os mesmos não recebem nenhum valor significativo em troca. Vários motivos foram citados pelos entrevistados, tais como: “O interesse pelas diversas culturas” “Encantamento das danças e figurinos” “O gosto pela dança folclórica e enriquecimento profissional”. Portanto o motivo de maior relevância foi o amor pela dança e a busca de novos conhecimentos dentro da cultura brasileira. Portanto, para os acadêmicos que fazem parte do grupo de Danças Parafolclóricas Saruê, a real motivação para está presente no grupo, é o conhecimento das diferentes culturas, a cumplicidades, companheirismo, trabalho, enriquecimento acadêmico e pessoal.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.