Revisão Metodológica de Análises de Custo-efetividade Baseadas em Modelos de Intervenções Escolares Para Aumentar o Nível de Atividade Física dos Alunos

Por: Dominika Batorova e Jan Sorensen.

Revista da Educação Física - UEM - v.30 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Um grande número de intervenções escolares que promovem a atividade física foram desenvolvidas. Devido as dificuldades de se obter dados observacionais sobre o efeito a longo prazo e as conseqüências dos custos, as técnicas de modelagem oferecem oportunidades para considerar as conseqüências econômicas e de saúde a longo prazo. O objetivo do estudo foi fornecer uma visão geral das abordagens de modelagem aplicadas em avaliações econômicas de programas de atividade física baseados na escola. Ele identifica as principais escolhas metodológicas, desafios e áreas com falta de evidências. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar todos os estudos relevantes publicados nos últimos 10 anos. Os estudos incluídos foram descritos com foco nos principais aspectos metodológicos, incluindo os custos, efeitos e técnicas de modelagem. Oito análises econômicas baseadas em modelos de programas de atividades físicas baseadas na escola foram identificadas. A maioria desses estudos concluiu que as intervenções tinham uma alta probabilidade de serem custo-efetivas ou mesmo econômicas com base nos limites específicos nacionais. Embora a maioria dos estudos fornecesse uma descrição dos modelos, os detalhes sobre as escolhas metodológicas nem sempre foram transparentes. Além disso, as evidências sobre a eficácia e inclusão de todas as categorias de custos relevantes foram consideradas desafiadoras. Diferentes metodologias de modelagem têm sido usadas para avaliar a relação custo-efetividade de programas de atividade física baseados na escola. Apenas poucos estudos avaliaram a relação custo-efetividade a longo prazo e têm questões metodológicas desafiadoras.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44246

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.