Revisão Sistemática de Estudos da Psicologia Brasileira Sobre a Atividade Motora Adaptada à Pessoas com Deficiência

Por: Nathalia Izabel Ferreira de Vasconcelos, Paulo César Oliveira de Souza, Petrônio Walquirio de Barros Junior e Rafael Hozannah de Albuquerque.

11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre como a atividade motora adaptada para as pessoas com deficiência vem sendo abordado em artigos acadêmicos publicados pela Psicologia Brasileira em bases online mediante pesquisa bibliográfica. Para isso, foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e PePSIC, utilizando os descritores “atividade motora adaptada”, “psicologia” e “pessoas com deficiência”. O banco final de dados utilizado na análise foi constituído por 09 artigos.  Para a análise qualitativa dos dados, foi utilizado a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, que consiste em classificar o material em temas ou categorias, para auxiliar na compreensão dos discursos. Após a leitura e reflexão dos artigos escolhidos, os resultados e a discussão foram divididos nas seguintes categorias: atividade motora adaptada, os benefícios psicológicos da atividade motora adaptada e avaliação psicológica. Concluímos que esta revisão sistemática de literatura ajudou a tornar conhecido as produções científicas em periódicos da Psicologia sobre a atividade motora adaptada para as pessoas com deficiência, o que contribuiu para ampliar as discursões sobre os direcionamentos que esses fenômenos têm sido abordados para os benefícios psicossociais. 

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.