Revisão Sistemática dos Meios e Métodos de Influência Prática no Treinamento do Taekwon-do

Por: Aylton José Figueira Júnior, Bianca Trovello Ramallo, Douglas Popp Marin, Helton Magalhães Dias, Luis Felipe Tubagi Polito, e .

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A investigação de meios e métodos específicos de influência prática podem fornecer pistas que auxiliem o treinamento, possibilitando melhorar a performance.  O objetivo deste trabalho foi revisar na literatura os meios e métodos de influência prática para a modalidade Taekwon-Do. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática com os descritores martial arts/artes marciais, exercise/exercícios, physical fitness/aptidão física e athletic performance/desempenho esportivo nas bases de dados Portal Capes, Sport Discus, Lilacs, Medline e PubMed. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 13 estudos que passaram a ser analisados. Foi utilizada estatística descritiva na análise qualitativa dos estudos inclusos. Nos estudos avaliados, foram identificados 21 tipos de meios de treinamento e 19 tipos de metodologias de treinamento. Os resultados sugerem a utilização de métodos intervalados, com elevada intensidade, para preparar os atletas às demandas fisiológicas do combate. Verificou-se utilização de exercícios especiais, em particular o trabalho específico com chutes, para desenvolver os sistemas aeróbico e anaeróbico. Sugerem-se outros estudos com delineamentos diferentes e que possam contribuir com a prescrição do treinamento para a modalidade.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34337

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.