Revisão Sistemática Sobre o Processo de Ensino e de Análise do Goleiro de Handebol

Por: Felipe Modolo, Lucia Beltramini e .

Cuadernos de Psicología del Deporte - v.18 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar o panorama de artigos científicos originais sobre as temáticas de ensino e análise de jogo do goleiro de handebol a partir do ano 2000, por meio de uma revisão sistemática. A busca pelos artigos foi feita em bases de dados indexadoras de revistas científicas a partir de critérios pré-estabelecidos. Ao final da fase de seleção, 29 artigos atenderam aos critérios de inclusão e revelaram o atual panorama das temáticas pesquisadas. Os resultados apontaram para um interesse recente nas temáticas, sobretudo na literatura espanhola, apresentando uma predominância da pesquisa quantitativa e a preferência por estudos que envolvam os goleiros adultos de alto nível de rendimento. Além disso, parece haver maior interesse pelos artigos voltados à análise de jogo quando comparados à temática de ensino. Nos artigos de análise de jogo há grande interesse na eficácia do goleiro em situação de jogo, enquanto nos artigos de ensino identificou-se a preferência por estudos sobre o desenvolvimento do repertório motor e capacidades de percepção e antecipação do goleiro de handebol.

Endereço: https://revistas.um.es/cpd/article/view/330731

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.