Editora Lumen Produções. None 2013. 260 páginas.

Sobre

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais inspiradoras do mundo, com enorme vocação para a prática dos esportes ao ar livre por sua natureza diversificada e exuberante. Com ênfase nesse talento da cidade, o livro RIOAtivo - GEOGRAFIA SOCIAL DO ESPORTE apresenta, de forma inédita, atividades esportivas sob a ótica histórica, social e ambiental, tendo o Rio como cenário.


Através dos textos dos jornalistas especializados em esportes, Rogério Daflon e Fellipe Awi, e das imagens deslumbrantes dos fotógrafos Carlos Secchin e Ivo Gonzalez, dois bambas da fotografia nacional, o leitor irá se aprofundar na vida esportiva de uma cidade que vem se tornando a capital mundial do esporte. O time de conceituados profissionais reunidos no livro ganha ainda o reforço do jornalista, escritor e pesquisador João Máximo, que assina o prefácio.

A edição bilíngue (português/inglês) documenta os principais esportes amadores praticados ao ar livre e espontaneamente no Rio de Janeiro: remo, voo livre, vela, ginástica, corrida, natação, ciclismo, skate, surfe (incluindo surfe de peito, bodyboard, longboard e o atual stand-up),futebol,
esportes de montanha (trilha, escalada, rapel, arvorismo, slackline e o radical highline) e os de rede (vôlei de praia, beachtennis, futevôlei e frescobol). Todos os suportes esportivos são tratados no livro sob o viés de sua origem, apresentando ao leitor muitas histórias desconhecidas da grande maioria de nós.