Resumo

Atualmente vários projetos de intervenção pedagógica que surgem a partir ou com a investigação científica estão voltados para as etnias indígenas. Todavia, pouco temos percebido a manifestação do profissional de Educação Física em discussões nessa área. Em termos de literatura específica, ao contrário da lingüística, matemática e até mesmo a engenharia, na área da Educação Física, a carência de estudos sobre a Educação de Índios é bastante evidente. Como exemplo, podemos citar Grando(2000), quando identifica em seu estudo que no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), realizado em 1999, de 1500 congressistas, apenas três trabalhos foram apresentados. E ainda, no CONBRACE de 2001, do qual participamos, a freqüência de trabalhos continuou a mesma. Nesse contexto, considerando que o esporte, através dos “Jogos dos Povos Indígenas”, foco de nosso estudo, ocupa lugar de destaque como manifestação no resgate e na manutenção da cultura de várias etnias que dele participam, em nossa pesquisa estudamos e investigamos como ocorre o processo de ritualização e esportivização das atividades físicas tradicionais e não-tradicionais manifestadas naquele evento. Para tanto, destacamos alguns aspectos fundamentais para a realização desse estudo como a participação nos Jogos, fundamental, para o contato e o convívio com as etnias, desde a organização até a efetivação dos rituais e das atividades esportivas; o registro e análise de tais manifestações; e a utilização de referenciais disponíveis sobre a temática, entre outros, Ribeiro(1970), Mauss (1979), Fausto (1997), Santos (2001) e Segalen (2002).

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