Resumo

Objetivo do estudo: Propor um Roteiro Turístico Temático de Direito Romano, pensado como complemento do ensino de Direito Romano em uma viagem de estudos.
Metodologia/abordagem: O método baseou-se em pesquisa bibliográfica sobre produtos turísticos culturais, Direito Romano e atrativos da época romana, seguidos da associação de atrativos e temas em um roteiro, bem como da avaliação temática, didática e comercial sobre sua viabilidade.
Originalidade/Relevância: o estudo se insere em uma lacuna teórica, em que se destaca a relevância de se estudar o turismo temático, pois assuntos como esse impactam o setor e proporcionam perspectivas econômicas, sociais e projetos governamentais.
Principais resultados: o roteiro turístico temático de Direito Romano inclui locais em que o Direito Romano foi aplicado e se desenvolveu, como Roma, Pompeia, Ostia, Verona, várias cidades na Gália Romana (atual França), Éfeso, Pérgamo e Istambul (antiga Constantinopla). Infere-se que o roteiro apresenta validação preliminar temática, didática e comercial. Contribuições teóricas/metodológicas: a pesquisa propõe um roteiro temático, assunto sobre o qual há relativa escassez de artigos, e abre a possibilidade de roteiros planejados no âmbito do tema “Direito Romano” alavancarem pesquisas futuras com foco em cada linha do Direito.
Contribuições sociais/para a gestão: a proposta de realização de um roteiro temático de Direito Romano junto aos atrativos pesquisados apresenta amplo potencial de exploração como produto turístico cultural, especialmente para os estudos de Direito, oferecendo o expressivo benefício da experiência vivencial memorável in loco.

Acessar