Resumo

Um Football também com as mãos

O Rúgbi é uma das modalidades mais populares do mundo, contando com mais de 100 países filiados à entidade que gerencia o esporte – a Federação Internacional de Rúgbi (IRB).
Originado no Reino Unido, a modalidade é bastante apreciada nos países colonizados pelos ingleses, como África do Sul, Austrália, Escócia, Irlanda e Nova Zelândia. Contudo, em alguns países também colonizados pelos ingleses, como a Índia (cuja preferência é o Críquete) e nos Estados Unidos da América (do Rúgbi foi criado o altamente especializado Futebol Americano), a modalidade não vingou. Este esporte é também popular em alguns países europeus, como Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália e Rússia e demais espalhados por outros continentes, como Argentina, Uruguai e Chile (América do Sul); Coreia do Sul e China (Ásia), entre outros.

O apelo à força física, a fácil adaptação do espaço físico (pode ser jogado nos próprios estádios de futebol de campo) e a duração da partida adequada aos meios de comunicação de massa, são indícios de que esta modalidade pode se tornar ainda mais popular; podendo, quem sabe, se rivalizar ao futebol de campo em algumas décadas. Os indicativos são os crescentes números em relação à Copa do Mundo de Rúgbi que, após o surgimento da TV via satélite, juntamente aos canais globais especializados em esporte, passou a ser um dos eventos esportivos mais assistidos no mundo.

Arquivo