Rugby em Cadeira de Rodas: Aspectos Relacionados à Caracterização, Controle e Avaliação

Por: Andréia Maria Micai Gatti, José Irineu Gorla, Luis Felipe Castelli Correia de Campos, Luis Gustavo de Souza Pena, Rafael Botelho Gouveia e Vivian Maria dos Santos Paranhos.

Conexões - v.11 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi fornecer indicativos para o treinamento de rugby em cadeira de rodas (RCR), a partir das alterações fisiológicas, neuromusculares e bioquímicas características dos atletas com lesão na medula espinhal. Foi realizada uma revisão bibliográfica buscando reflexões sobre a lesão na medula espinhal e implicações no treinamento desportivo; alterações fisiológicas, neuromusculares e bioquímicas e suas relações com o RCR; caracterização das ações específicas da modalidade e prescrição de carga; processos de avaliação e controle do treinamento no RCR. Com esse trabalho, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas de modo a aprofundar o conhecimento sobre o RCR, com a modulação do jogo a partir das principais demandas fisiológicas da modalidade, características dos atletas e noções técnico-táticas.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/947

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.