Resumo

O artigo tem como objetivo identificar como o conteúdo rugby é trabalhado nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas do município de Criciúma/SC. Utilizou-se de pesquisa de campo, coletando dados através de questionário aplicado aos professores de Educação Física das redes públicas de ensino. Os critérios adotados para as escolhas das escolas foram os de maior número de alunos matriculados e que contenham os anos finais do Ensino Fundamental. As respostas foram analisadas conforme os autores pesquisados para referencial teórico. O rugby é um dos esportes mais praticados no mundo e atualmente um dos que mais cresce no Brasil. É parte integrante do conteúdo esporte (PCN’s, 1997), considerado não hegemônico e pouco presente na cultura esportiva brasileira. Com base em autores como Abreu (2001), Cenamo (2010), Silva (2015), Teodoro (2015), Confederação Brasileira de Rugby (2017) e World Rugby (2017) foi construída a fundamentação necessária para explicar aspectos relacionados ao rugby. Posteriormente, articulados com Coletivo de Autores (1992) e Kunz (2016) – autores didático-metodológicos de um ensino crítico da Educação Física. Os principais resultados indicam que o rugby está pouco presente nas aulas de Educação Física, devido a questões como falta de conhecimento e de metodologia. Os conhecimentos apontados acerca do esporte foram em grande parte superficiais, tendo forte influência da mídia em sua divulgação. Os docentes apresentaram inconsistência em relação as concepções pedagógicas e seus respectivos critérios de seleção dos conteúdos.

REFERÊNCIAS

ABREU, Marlon Altavini de. SANTOS, Sérgio Luiz Gibim dos. A inclusão do rugby na educação física escolar: notas para a construção de uma abordagem de ensino. Trabalho apresentado no 5° Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar (CONPEF). Junho de 2011

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB nacional [recurso eletrônico] : Lei de diretrizes e bases da educação nacional : Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 11. ed. Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. – (Série legislação ; n. 159).

CENAMO, Gabriel Colini. História do Rugby. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, 2010.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY. Disponível em: < https://ww2.brasilrugby.com.br/pages/sobre-nos>. Acesso em: 09 jun. 2017. Universidade do Extremo Sul Catarinense VIII Semana de Ciência e Tecnologia 19

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

KUNZ, Elenor. Transformação Didático Pedagógica do Esporte. 8ª edição. Ijuí, RS: UNIJUÍ, reimpresso em 2016.

PIRES, Giovani de Lorenzi. Educação física e o discurso midiático: abordagem críticoemancipatória. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: Polêmicas do Nosso Tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SILVA, Marcelo Moraes e. 2014. O financiamento público do rugby brasileiro: a relação governo federal e confederação brasileira de rugby (cbru). Maringá, PR: Revista de Educação Física – Universidade Estadual de Maringá, v. 26, n. 2, p. 213-222, 2. trim. 2015.

TEODORO, Maira Alves. O rúgbi e seus valores educacionais na escola. Rio Claro, SP: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro: Instituto de Biociências, 2015.

WORLD RUGBY. Rugby Laws. Dublin, Irlanda, 2017. Disponível em: http://laws.worldrugby.org/index.php?&language=PTBR. 

Acessar Arquivo