Saberes Compartilhados nas Aulas de Educação Física: Relações com o Aprender Construídas Por Alunos e Alunas

Por: Veronica Freitas dos Santos, Vinnicius Camargo de Souza Laurindo e Wagner dos Santos.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O trabalho caracteriza-se por ser um estudo de abordagem qualitativa, cujo pressuposto teórico-metodológico é o da narrativa autobiográfica e se constituirá sob uma perspectiva histórica. Tem como objetivo estudar o processo de aprendizagem de alunos e alunas em relação aos saberes compartilhados nas aulas de Educação Física, buscando compreender como as questões de gênero se manifestam neste processo. Para tanto, foram analisadas as narrativas de 13 estudantes terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da Serra/ES. Podemos identificar que existe uma evidente perda de interesse das meninas no meio do ensino fundamental, entre a 4° e 6° série e que isso é influenciado não somente por uma questão biológica, mas também por uma pressão social de comportamento, que pode ser ou não acentuadas pela prática pedagógica.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5558

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.