Saberes do Professor de Natação Infantil: Aprimorando o Conhecimento Teórico Pedagógico

Por: Ana Flávia Backes, Anne Maria Tribess Onesti, Leonardo Ristow, Rodolfo Silva da Rosa, e .

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.257 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse ensaio teórico foi interpretar o conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman aplicado ao professor de natação infantil, procurando destacar as implicações na intervenção, formação e nas pesquisas. Se destaca a peculiaridade do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) do inglês, Pedagogical Content Knowledge, diante das demais categorias e sugere que o PCK seja a categoria mais provável para distinguir entre o conhecimento de um expert a um professor mediano de uma determinada área. Pode-se concluir que os conhecimentos do professor de natação infantil, vai muito além dos conteúdos desenvolvidos no ensino superior, já que em grande parte das instituições, são abordados apenas a adaptação ao meio líquido e os processos de ensino e aprendizagem dos quatros nados competitivos.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/1125

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.