Saberes Docentes e Formação de Professores de Educação Física: Análise da Base Nacional Comum Curricular (bncc) na Perspectiva da Profissionalização do Ensino

Por: e Samuel de Souza Neto.

Motrivivência - v.28 - n.48 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O presente ensaio propõe analisar o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da perspectiva da profissionalização do ensino, investigando seus desdobramentos ao âmbito da formação de professores de Educação Física. Embora o documento preconize os objetivos de aprendizagem em cada nível de ensino, sua implementação deve estar atrelada à processos de desenvolvimento profissional, alicerçados na prática. Nesse sentido, o documento não apresenta contribuições efetivas ao tema da profissionalização do ensino. Ainda, a perspectiva elaborada não leva em consideração a dimensão dos saberes docentes. A profissionalização dos professores busca desenvolver ações que possam articular políticas de valorização profissional. Há pontos importantes na BNCC que podem contribuir com a organização do campo educativo, especialmente na área da Educação Física. Contudo, é fundamental compreender a prática profissional como produtora de saberes, perspectiva que vai além da delimitação e elaboração normativa de parâmetros curriculares, vinculados aos conteúdos subjacentes às práticas corporais.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p42

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2016 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.