Saberes Que Motivam na Formação Inicial em Educação Física

Por: Adelar Aparecido Sampaio, Alvori Ahlert, Andiara Vanessa Back e .

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: investigar os saberes e as motivações para formação inicial de estudantes de Educação Física Licenciatura, a partir das vivências pregressas e do início do curso. Métodos:  Participaram 16 estudantes do 1º ano do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para obtenção dos dados, foi utilizado como instrumento a entrevista semiestruturada com resultados tratados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados relacionados aos saberes e motivações anteriores à entrada no curso, destacaram-se principalmente a presença de ter um professor na família, o gosto pelo esporte, o querer ser professor, o gosto pelo ensino, o professor de Educação Física da escola como um exemplo, ter um diploma de nível superior e a vivência esportiva. Em relação aos saberes e motivações pertinentes às vivências a partir da entrada no curso, destacaram-se os vínculos com os pares, professores e contato com a escola. Conclusão: Conclui-se que os saberes são constituídos ainda na vida pregressa do potencial professor, com indicativos de motivação à docência, sendo importante para ampliação de saberes docentes, os vínculos estabelecidos a partir da entrada na licenciatura em Educação Física, relacionados ao apoio pessoal e acadêmico entre pares, à relação de afinidade com disciplinas e professores, além das experiências na escola.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21921

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.