Resumo

OBJETIVO: Este estudo objetivou avaliar a percepção de professores de Ginástica Artística (GA) sobre os saltos básicos do solo, principais características, erros de execução e como ensiná-los.
MÉTODOS: Para tanto, cinco especialistas em GA participaram como fontes orais qualificadas para esta pesquisa. Os participantes receberam um formulário online contendo carta-convite, espaço para preenchimento de informações pessoais, de sua formação acadêmica e sua experiência no ensino do esporte, e perguntas a serem respondidas em áudios enviados por WhatsApp para os pesquisadores.
RESULTADOS: Os resultados mostraram que todos os professores de GA têm experiências variadas com o esporte. Não houve consenso sobre quais são os saltos básicos de solo na GA, mas, cinco foram citados por todos os entrevistados: estendido, grupado, afastado, carpado e meia-volta.
CONCLUSÃO: Esta pesquisa exploratória mostrou que, mesmo entre especialistas, pode existir diferença de entendimento sobre quais são os saltos básicos do esporte, sua forma de execução e de ensino dessas técnicas desportivas.

Acessar