“Sarava Jongueiro Velho, que Veio pra ensinar...”: AS escrevivências-discentes na perspectiva da escrevivência-docente

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 2 . páginas 247 - 260

Resumo

“Peço licença à povaria146Eu peço a benção à Santa Maria Abre essa roda pra entrar Que o jongo já vai começar”Falando de dança a resposta assim já veioProfessor não vai ter aquelas danças aí no meio?Me diz que danças vocês falam entãoAquelas danças lá de religiãoCurioso procurava todo ressabiadoConsultada, a professora sobre a dança de anos passadosNada dizia, só lembrava de outros momentos entãoTeve maracatu, cavalo marinho e boi de mamão Mas isso está registrado em vídeoFoi na Festa da Aplicação147Assistindo alguns vídeos, quanta alegriaDo passado nem lembravam, nem sabiam o que faziam146 Ponto de abertura da comunidade de jongo da comunidade de Tamandaré, em Guara-tinguetá (SP).147 A Festa da Aplicação da Escola de Aplicação da FEUSP reúne apresentações das produções do primeiro semestre letivo. 

Mas lembravam muito bem do que viveramDos amigos, dos momentos, nem da roupa se esqueceramMas diga aí 7° ano, O que sabem dessas danças?Alguém disse, quase nada professorMas só de ver o cavalo marinho, já me cansaE o que vocês me dizem?O que essas danças têm em comum?Muita coisa e quase nadaDeem exemplos delas, pode ser apenas umAssim veio desde roupaMúsica e formas de dançarOlha aí 7° ano Nosso tema a começarTematizando as dançasComo podemos chamar?De comum, todas são afroEm suas formas de dançarMas também tem o jazz, hip hop e funkQue não foi estudado em nenhum ano antesCada dança e suas vivênciasSuas formas de dançarVendo vídeos, danças, pulamOutras formas a chegarWest side stories148, Michael Jackson, “Who ́s bad!”Dançando do jeito do clipe ou como o corpo pede..