Satisfação com a Vida e Status Social Subjetivo em Atletas de Futsal e Futebol de Campo

Por: Elisa Ferraria, Fernando Luiz Cardoso, Helton de Carvalhoa, Kamyla Freitasa, Mariluce Vieirab e Walan Robert da Silvaa.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.40 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo foi verificar diferenças na satisfação com a vida e no status social subjetivo entre atletas de futebol e futsal e analisar possíveis relações entre essas variáveis. Participaram 142 atletas, do sexo masculino. Foram usadas a Escala de Satisfação com a Vida e Escala MacArthur de Status Social Subjetivo. Na análise dos dados usaram---se estatística descritiva, teste qui---quadrado, teste exato de Fischer, teste U de Mann---Whitney e correlação de Spearman. Os atletas de futsal mostraram---se mais satisfeitos com a vida e o status social subjetivo. A satisfação com a vida apresentou correlação positiva com as dimensões do status. Conclui---se que os atletas de futsal do universo investigado têm uma maior percepção de satisfação com a vida e o status social subjetivo em comparação com os de futebol.

Endereço: http://rbceonline.org.br/pt/satisfacao-com-vida-e-status/articulo/S0101328916300476/

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.