Saúde e Qualidade de Vida do Artesão em Barro

Por: Janine Magaly Arruda Tavares, Joyce Lopes da Silva Souza e Vilma Canazart dos Santos.

Arquivos de Ciências do Esporte - v.6 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: O trabalho visou traçar ações para permitir aos artesãos conhecimentos sobre agentes a que são expostos diariamente, resultando na melhoria da relação saúde e trabalho. Método: O trabalho foi desenvolvido com artesãos residentes no bairro Alto do Moura, município de Caruaru/PE com amostragem por conveniência. Realizou-se entrevista, diálogos e sensibilização junto a comunidade.  Resultados: A intervenção foi aceita pela maioria da população, mas ao final do trabalho foi ouvido que seria difícil manter o que foi aprendido. Conclusão: Viu-se necessária a conscientização contínua desta população, pois, a maneira como agem advém de costumes que devem ser tratados cuidadosamente.

Referências

NR17 Disponível na internet via: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEFBAD7064803/nr_17.pdfArquivocapturado em 22 de agosto de 2014.

Alvarez BR. O papel da Ginástica Laboral nos programas de promoção da Saúde. In: Anais do 3. Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde; 2001 nov; Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; 2001, p. 17.

Duarte ACGO. et. al. A busca de um trabalho diferenciado através da Ginástica Laboral e Correção Funcional na Empresa Electrolux da Brasil S.A. In: Anais do 8º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa; 2000 dez; Lisboa, Portugal; 2000.

Souza EPM. O universo da Ginástica: evolução e abrangência. In: História da Ginástica. [acesso em 12 set 2006]. Disponível em: http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_historia.html.

Thiollent M. Metodologia de pesquisa-ação. 11.ed. São Paulo: Cortez; 2002.

Silva M., Marchi R. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo: Círculo do Livro; 1997.

Cañete I. Humanização – Desafio da Empresa Moderna: a ginástica laboral como um caminho. Porto Alegre: Artes e Ofícios Editora; 1996.

Stacciarini JMR, Tróccoli BT. O estresse na atividade ocupacional do enfermeiro. Rev Latino-Americana de Enfermagem 2001; 9(2).

Endereço: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/3070

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.