Saúde na Educação Física: Hegemonia e Contra Hegemonia no Gtt Atividade Física e Saúdedo Cbce - Período de 1997 a 2003.

Por: Ricardo Lira de Rezende Neves.

0 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a correlação de forças presentes na área da Educação Física brasileira, com referência à produção do conhecimento sobre Atividade Física e Saúde, a partir das abordagens metodológicas empírico-analíticas, fenomenológico-hermenêutica e crítico-dialética, e das implicações epistemológicas constantes nas pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho Temático (GTT) "Atividade Física e Saúde", durante os Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte realizados de 1997 a 2003. Para ~to, a base do referencial teórico partiu das questões da hegemonia em Gramsci e outras categorias que a compõem, tais como: Totalidade Concreta, Bloco Histórico, Sociedade Política e Civil, Estrutura e Superestrutura, Ideologia e Classes sociais. Na metodologia foi privilegiada a Análise de conteúdo das produções e das entrevistas com os coordenadores deste GTT. A análise das estruturas internas dos textos das pesquisas demonstrou que as abordagens se apresentam assim distribuídas: empírico analítica (67,10 %), fenomenológico-hermenêutica (9,21 %), crítico-dialética (9,21 %) e outras (14,47%). Já ’a análise lógica buscou indicar os principais elementos contidos nos níveis técnico, teórico e epistemológico, bem como os pressupostos gnosiológicos e ontológicos, explícitos ou implícitos nas pesquisas. Na perspectiva histórica, procurou-se demonstrar os nexos estabelecidos entre as determinações sócio-econômico-políticas e a produção científica do GTT Atividade Física e saúde. Quanto à análise lógica das pesquisas conclui""se que, o primeiro grupo denominado empírico-analítico tem predominado na produção científica do GTT 01 do CBCE, aparecem como incipientes na área as pesquisas com abordagens fenomenológico-hermenêutica e crítico-dialética, o que demonstra uma progressiva abertura das opções de pesquisas e acende a possibilidade do confronto positivo entre elas e uma possível qualificação dos pesquisadores e da pesquisa em atividade fisica e saúde. Quanto à analise histórica constata-se que na atual conjuntura o CBCE e o GTT Atividade Física e Saúde precisam ampliar os espaços para o estudo aprofundado da produção, veiculação e sistematização dos conhecimentos neles produzidos. Assim poder-se-á modificar o atual quadro da pesquisa no GTT 01, na medida em que este assumir o processo de auto crítica das condições, dos resultados e das orientações de sua própria produção. É necessário deixar claro que mesmo com grandes limitações e dificuldades o GTT 01 demonstrou sua potencialidade a partir do ano de 2001.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2388&listaDetalhes%5B%5D=2388&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.