Saúde e Espiritualidade na Atividade Corporal

Por: Yara Cerqueira Montenegro Osorio Lacerda.

0 páginas. 1999

Send to Kindle


Resumo

Na ótica das transformações sócio-culturais acorridas na educação física, este estudo pretende – relacionando as influencias da fisiologia do esforço com os trabalhos corporais que valorizam menor esforço físico- identificar o processo de evolução do modelo do motor humano para outro modelo alternativo, no sentido dado por Elias, da aceitabilidade das elaborações que se postularam para substituir a do motor humano.À luz de autores como Rabinbach, Weber, Berman, Morris, Gadamer, Canguilhem, Lovisolo, entre outros, a identificação e a compreensão do zeitgeist foram se estabelecendo, principalmente em relação às atividades físicas denominadas alternativas ou suaves. As categorias mais destacadas nos discursos analisados foram equilíbrio, saúde, energia, espiritualidade, entre outras. Como recurso para trabalhar a temática, foram separados três formas de intervenção representadas pelos seguintes grupos: o basquete do Chicago Bulls treinado por Phil Jackson, o método de condicionamento de Cooper e a atividade corporal alternativa. Cooper e os alternativos representam a oposição do esforço e do menor esforço, e a intervenção de Jackson representa a coexistência do esforço (no desporto) com o menor esforço (meditações, concentrações e relaxamentos). As categorias da espiritualidade e do equilíbrio aparecem nos três grupos levando a pensar que o equilíbrio se aproxima da espiritualidade, que pode ser considerado como sinônimo de felicidade e aproximação do divino. Pode-se considerar que o equilíbrio apresenta-se como uma metáfora moderna da espiritualidade embutida principalmente nas práticas mais suaves e detentoras de menor esforço de execução.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1261&listaDetalhes%5B%5D=1261&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.