Sedentarismo e índice de Adiposidade Corporal (iac) em Universitários

Por: Debora Ligia Amorim de Souza, Felipe Lovaglio Belozo, Mário Ferreira Sarraipa, Simone Kishimoto, Tatiane Castro de Paula, Tatiane Zezabel, Thiago Augusto Costa de Oliveira e Victor Ramos Fernandes.

VI Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o índice de adiposidade corporal (IAC) e o nível de sedentarismo de universitários do curso de Educação Física das Faculdades NetWork. Foram analisados 32 homens e 18 mulheres com idade média de 23,6±6,5 anos. Para determinar o IAC foram avaliados a estatura e a circunferência do quadril; e o nível de sedentarismo através do Questionário IPAQ. Os resultados mostraram que 74% da amostra se encontra em sobrepeso ou obesidade e segundo a análise do IPAQ, 72% se auto avaliaram como ativo ou muito ativo fisicamente. Esta discrepância dos resultados pode estar relacionada à alimentação dos indivíduos. Embora a atividade física seja importante, a ingesta calórica adequada mostra-se determinante para qualidade de vida.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.