Segurança Pública: Opinião de Moradores Sobre a Prática do Lazer Enquanto Mecanismo de Redução dos Indicadores de Violência

Por: e Lívia Quirino Melo Medeiros.

Licere - v.20 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este estudo visa hibridizar a manifestação do Lazer enquanto política pública de segurança e reestruturação urbana com a redução dos índices de violência social.  É de natureza aplicada, caracterizando-se pelo seu caráter qualitativo envolvendo levantamento bibliográfico e pesquisa de campo utilizando-se como  instrumento para a coleta de dados uma escala do tipo Likert, divididas em três dimensões: Lazer, Políticas Públicas Segurança e Reestruturação Urbana e Satisfação. A amostra foi composta por 40 pessoas. Os resultados indicam que praça se tornou mais frequentada após as ações públicas de reestruturação. No que tange à oferta das atividades do contexto lazer, as mudanças estruturais aumentaram a prática das atividades do contexto do lazer. A utilização dos espaços por meio dessas atividades diminuiu a violência no local. O estudo conclui que na opinião dos moradores, as ações públicas voltadas para reestruturação urbana promovem o aumento da prática das atividades do contexto do lazer e o grau de satisfação com relação aos aspectos ligados à estrutura sociourbana e os indicadores de violência social.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/6243

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.