Seletividade e Distinção no Esporte: Um Estudo do Centro de Iniciação Desportiva (cid) no Contexto da Educação Física em Escolas Públicas de Ceilândia, no Distrito Federal (df)

Por: Natalia Liggeri.

152 páginas. 2014 19/07/2002

Send to Kindle


Resumo

O Esporte ocupa posição de destaque na sociedade por ter se tornado um campo que envolve questões econômicas, sociais, educacionais e políticas. No esporte escolar há uma valorização na formação de valores, atitudes, habilidades e conduta humana. Nesta perspectiva as categorias de rendimento, competição e regulamentos ficam submetidos a princípios de educação e formação de crianças e jovens. No âmbito da Educação Física, tem-se duas grandes vertentes merecedoras de atenção: a prática nas escolas sob o enfoque de lazer, em recreação e jogos; e a perspectiva da competição, rendimento e resultado esportivo, no âmbito da escola ou não. Ao analisar a dinâmica do ensino e da prática do esporte na escola, surgiram alguns questionamentos acerca da inserção do esporte de rendimento na prática escolar; e o interesse em estudar o projeto do Centro de Iniciação Desportiva (CID). Este projeto conta com polos espalhados por todo o Distrito Federal, oferece aos alunos matriculados na rede pública de ensino acesso a iniciação esportiva em diversas modalidades. Atuam, ainda, como agente transformador na vida dos alunos e contribuem para a descoberta de talentos esportivos. Nesta perspectiva, o presente estudo, de um modo geral, pretendeu abordar a prática do esporte nas escolas públicas do Distrito Federal, no contexto da iniciação esportiva e das competições escolares. De modo específico, teve por objetivo enfocar esta prática no contexto dos CID, no sentido de analisar se e como os alunos são selecionados, escolhidos e se distinguem dos demais, quando participam de um CID. Diante do contexto, a pesquisa teve caráter qualitativo, com características descritivas de casos múltiplos. A coleta de dados foi realizada através da análise documental, aplicação de questionários (140 com alunos dos CIDs) e a realização de entrevistas (20 professores de Educação Física do ensino regular, 07 com professores do CID e com o Gerente de Desporto Escolar); na amostragem de 11 CIDs da Cidade Satélite da Ceilândia (Região P Sul) foi selecionado para desenvolvimento do estudo. Como parte dos resultados da pesquisa é possível destacar que 40% dos professores regulares nunca fizeram nenhuma indicação de aluno para o CID e que falta uma maior integração entre os professores dos CIDs e regular neste sentido (80%); a principal forma de seleção dos alunos se faz através de convite dos professores do CID (47%); o desenvolvimento físico é o principal aspecto de distinção entre o aluno dos CIDs do regular (55%); e os professores regulares encaminham os alunos ao CID pela técnica apresentada nas aulas de educação física (50%). Conclui-se, portanto, que os CIDs são um campo de seletividade interna, pois o professor se vê obrigado a nivelar os alunos e selecionar para a participação em competições e um campo de distinção já que se observa diferenças positivas em relação aos alunos que não participam do projeto. 

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16444

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.