Resumo

O Movimento Escoteiro surgiu na Inglaterra no início do século XX, sendo divulgado posteriormente por todo mundo. Os ideais políticos, patrióticos, morais e sociais presentes no Escotismo foram os responsáveis por criar uma cultura normatizadora por meio de seus preceitos físicos e sociais. Este estudo em andamento tem o objetivo de analisar e compreender uma suposta versão de construção de uma educação social e disciplinadora e destacar uma possível leitura lúdica desses jogos a partir de uma análise dos conteúdos presentes nos jogos e brincadeiras escoteiras vivenciados principalmente pelos mais jovens e a partir das atividades ao ar livre, além de aventuras delineadas na natureza e por meio da arte do reconhecimento, observação e exploração do meio natural. Assim, efetuaremos análises dos conteúdos presentes nos jogos e brincadeiras escoteiras (realizadas ao ar livre, no meio natural ou em espaços fechados), particularmente descritas nos manuais de escotismo e, ou publicações relacionadas. A partir dessa proposição será possível delinear o processo de construção dessas brincadeiras e destacar uma possível leitura lúdica desses jogos. Como procedimento metodológico será realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que recorrem a referenciais socioculturais e do lazer, caracterizando uma discussão eminentemente qualitativa. Dessa forma, a análise tomará por base bibliografia concernente ao lúdico, lazer e recreação em suas diferentes expressões, assim como estudos, pesquisas e fontes complementares que possam criar diálogos e aproximações ao tema sugerido. O problema a ser investigado propõe a criança como criadora de um mundo próprio, onde seu desenvolvimento físico mantém-se pelo tempo ao ar livre e pela vida em contato com a natureza. Outro objeto de análise será a educação sugerida por meio do desenvolvimento corporal, dos sentidos, do caráter, da lealdade, da obediência, do respeito etc. Assim, a investigação da educação pelos jogos coletivos e outras brincadeiras escoteiras desenvolve a inteligência e a formação do caráter e da moral e também contribui no encontro de vestígios que permitam uma investigação vinculada ao lúdico (ou à falta dele) nesses jogos e brincadeiras, contribuindo e trazendo elementos novos ao campo de estudo do lúdico e do lazer.