Sensibilidade e Especificidade do Diagnóstico de Desempenho da Força Por Diferentes Testes de Saltos Verticais em Futebolistas e Voleibolistas na Puberdade

Por: Jefferson Eduardo Hespanho, Marcus Antonio Cossío Bolaños, e Rodrigo Lopes Pignataro Silva.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.5 - 2013

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Avaliar a sensibilidade e a especificidade de diferentes protocolos de medida dos testes de saltos verticais para o diagnóstico da força explosiva em futebolistas e voleibolistas na puberdade. 
MÉTODOS: Estudo transversal com população não probabilística de 110 jovens atletas do sexo masculino (60 futebolistas e 50 voleibolistas) na faixa etária de 13 a 18 anos pertencentes a clubes da região metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Os participantes tiveram sua maturação biológica avaliada por dois métodos: autoavaliação e medida clínica. Após essa avaliação, foram incluídos os classificados como púberes (25 futebolistas e 23 voleibolistas). Foram coletados dados antropométricos (massa corporal, estatura e dobras cutâneas) e testes de saltos verticais: squat jump (SJ), counter movement jump (CMJ), drop jump (DJ; 40 cm height) e saltos verticais contínuos com cinco segundos de duração (CJ5s). Foram calculadas as medidas de desempenho diagnóstico: sensibilidade, especificidade e acurácia. O nível de significância adotado foi 5% para todos os testes. 
RESULTADOS: As forças explosivas estimadas pelos métodos de SJ e CMJ apresentaram sensibilidades equivalentes, enquanto o SJ apresentou maior especificidade do que os três métodos, e a acurácia do SJ foi diferente dos outros métodos, a qual foi alta (superior a 80%). 
CONCLUSÃO: O diagnóstico da força explosiva como teste SJ apresentou sensibilidade e especificidade elevadas, com seu valor preditivo alto na puberdade.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000500014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.