Sentido e Significado de Um Processo de Formação Continuada em Educação Física: Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Ibiporã - PR

Por: Emerson José de Oliveira.

2013 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Todo ser humano é uma criatura em evolução, incompleta, que procura seu desenvolvimento por meio das infindáveis relações sociais dentro da sua vivência, sendo a escola o espaço compreendido socialmente como propício para a disseminação dos conhecimentos escolares historicamente instituídos. Inserido no contexto escolar, e face às relações pedagógicas, este ser humano almeja seu aprimoramento por meio da aprendizagem destes saberes. A formação inicial de professores deve oportunizar alterações gradativas no sentido de mudanças paradigmáticas. Se na formação inicial o professor adquire características que o acompanharão durante toda a sua vida os processos de formação profissional e continuada devem ser direcionados às necessidades de entendimento, ressignificação, operacionalização e articulação da práxis pedagógica e o meio em que ela se consubstancia. A isso, incorporam-se estudos, pesquisas, troca de experiências, busca de conhecimentos. A inserção num processo de formação continuada oportuniza, gradual e efetivamente, a compreensão da função de ser professor, a expansão dos seus saberes docentes e a concretização da sua práxis pedagógica. O presente estudo versou sobre a importância do processo de formação continuada para professores da disciplina da Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Ibiporã - PR, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, vigente no período de 2006 a 2012, tendo como objetivo principal identificar a importância de um processo de formação continuada para professores de Educação Física no contexto escolar no âmbito de um sistema municipal de ensino. Para tal, foram entrevistados três professores da mencionada disciplina, três diretoras e três coordenadoras pedagógicas as instituições de ensino onde esses professores atuaram e ainda atuam, além de duas professoras que ocuparam a pasta da Secretaria Municipal de Educação no período de 2005 à 2012. Nestas considerações, ousamos afirmar que a formação continuada pode ser fato preponderante na vida profissional do professor, ao oportunizar uma reflexão crítica de suas práticas pedagógicas e, conseguintemente, que culmine com a reconstrução do papel de ser professor.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000187231

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.