Sentidos das Práticas Corporais Fora da Escola Para Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por: Alexandre Fernandez Vaz, Fábio Machado Pinto e Jaison José Bassani.Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.34 - n.4 - 2012
Resumo
No presente trabalho são analisados balanços de saberes e questionários de 585 alunos da quarta série de 15 escolas da rede pública de Florianópolis-SC, objetivando compreender os sentidos atribuídos às práticas corporais aprendidas fora da escola. Nossos resultados revelam que: a) elementos socioculturais marcam o sentido das práticas corporais aprendidas fora da escola; b) as práticas corporais preferidas pelos alunos, extramuros escolares, são de caráter institucional, especialmente esportes coletivos e individuais; c) apesar das dificuldades dos escolares para refletir por escrito sobre as práticas corporais, foram identificadas categorias relacionadas ao sentido dessas práticas, entre as quais predominam o sentido do prazer.
Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1738
Tags: Corpo, Criança, Escola, Sociologia