Sentidos e Significados de Patrocínio no Atletismo Brasileiro

Por: Letícia Godoy.

134 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa denominada Políticas Públicas e Inovações Institucionais em Educação Física, Esporte e Lazer, desenvolvida no Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho, tendo como objetivo, identificar, analisar e interpretar sentidos e significados do incentivo ao esporte - Patrocínio individual - considerando a visão dos atletas de alto rendimento. Classificado como um estudo preliminar de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de declarações de 28 atletas patrocinados, pertencentes à categoria adulto do alto rendimento do Atletismo brasileiro. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi a entrevista guiada semi-estruturada. Os dados foram coletados em dois momentos distintos, denominados: pesquisa-piloto e pesquisa propriamente dita. Buscamos compor esta investigação por duas vias, uma dedutiva, fundamentada em apreciações históricas e outra de natureza indutiva, representada pela busca de significados no conteúdo das declarações dos atletas. Entendemos que o patrocínio em sua evolução histórica admite múltiplos sentidos, encontrando validade em algumas de suas dimensões e efeitos e rejeição em outras. Concluiu-se então, que as ambivalências do patrocínio evidenciadas nas categorias de análise levantadas no discurso do grupo, indicam que os conceitos estão em evolução e não há um sentido unificador, definido para as relações esporte-entidade patrocinadora, nem um sentido claro do patrocínio adotado pelas instituições.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1237&listaDetalhes%5B%5D=1237&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.