Sequelas da Febre Chikungunya e Sua Interferência na Qualidade de Vida de Indivíduos

Por: Bruna Laíza Fontes Almeida, Fernando Tadeu Vieira Juca Junior, Lucíola Abilio Melquiades de Medeiros Rolim, Milena Nunes Alves de Sousa e Ruth Santiago Duarte.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.10 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Analisar o comprometimento da qualidade de vida de indivíduos mediante as sequelas deixadas pela febre Chikungunya.

MÉTODOS: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), mediante a aplicação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Chikungunya, Qualidade de vida e Artrite. Para construção do corpus documental foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis online, na íntegra, publicados em periódicos nacionais e internacionais, na língua inglesa e portuguesa, no período temporal entre 2009-2017. Os critérios de exclusão estabelecidos foram: artigos repetidos e que não atendiam a questão da pesquisa. Diante disso foi realizada a elegibilidade dos artigos e foram selecionados aqueles que estavam em concordância com os critérios.

RESULTADOS: Notou-se prevalência dos artigos revisados na MEDLINE, publicados no ano de 2012, com estudos de coorte retrospectivos como metodologia. Quanto às abordagens temáticas, as alterações reumatológicas foram as mais contempladas dentre as publicações quando comparadas à qualidade de vida.

CONCLUSÕES: A Chikungunya pode causar repercussões de longo prazo, como artralgia persistente, sendo intensamente incapacitante em uma proporção significativa de pacientes, afetando a qualidade de vida e gerando implicações na saúde pública e individual.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/8445

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.