Resumo

Os torcedores organizados de futebol, em sua atuação no universo das redes sociais, têm apresentado diferentes formas de agir e de produzir conteúdos. De agendamento de brigas e confrontos com facções rivais às ações de solidariedade para apoiar indivíduos da “comunidade”, os torcedores organizados oscilam entre a agressividade e a cooperação. Determinados valores, típicos desses agrupamentos de indivíduos usuários de redes sociais, acabam por moldar comportamentos coletivos dessas organizações sociais dentro e fora da rede. O objetivo deste artigo é investigar as modificações que essas comunidades inserem na cultura que envolve o futebol enquanto forma de entretenimento e consumo. O amor ao clube de coração e a fidelidade à organização social (Torcida Organizada) ao qual pertencem é uma marca da oscilação deste comportamento. Assim, é nossa intenção neste artigo, identificar e analisar as características dos indivíduos que atuam nas redes sociais em torno do perfil das Torcidas Organizadas. Pretendemos, com isto, mostrar que as redes sociais funcionam, no que diz respeito à cultura do torcedor de futebol, como “espelho” da vida social, tanto em seus aspectos mais positivos, quanto negativos.

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