Ser ou Pertencer o Grande Dilema do Torcedor Organizado de Futebol nas Redes Sociais

Por: e Carlos Affonso Sartore Salles.

Teccogs - Revista Digital de Tecnologias Cognitivas - n.8 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Os torcedores organizados de futebol, em sua atuação no universo das redes sociais, têm apresentado diferentes formas de agir e de produzir conteúdos. De agendamento de brigas e confrontos com facções rivais às ações de solidariedade para apoiar indivíduos da “comunidade”, os torcedores organizados oscilam entre a agressividade e a cooperação. Determinados valores, típicos desses agrupamentos de indivíduos usuários de redes sociais, acabam por moldar comportamentos coletivos dessas organizações sociais dentro e fora da rede. O objetivo deste artigo é investigar as modificações que essas comunidades inserem na cultura que envolve o futebol enquanto forma de entretenimento e consumo. O amor ao clube de coração e a fidelidade à organização social (Torcida Organizada) ao qual pertencem é uma marca da oscilação deste comportamento. Assim, é nossa intenção neste artigo, identificar e analisar as características dos indivíduos que atuam nas redes sociais em torno do perfil das Torcidas Organizadas. Pretendemos, com isto, mostrar que as redes sociais funcionam, no que diz respeito à cultura do torcedor de futebol, como “espelho” da vida social, tanto em seus aspectos mais positivos, quanto negativos.

Endereço: http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/edicoes-passadas.html#

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.