Será a Combinação dos Treinamentos Intervalado e Resistido Mais Efetiva Sobre a Aptidão Física em Adultos? Uma Revisão Sistemática e Metanálise

Por: Francisco José de Menezes Júnior, íncare Correa de Jesus, Neiva Leite e Vera Lúcia Israel.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.5 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O treinamento intervalado (HIIT/SIT) combinado com o treinamento de resistência (TR) tem se destacado como estratégia para a melhora de indicadores de aptidão física relacionados à saúde (AFRS) em adultos. Assim, o objetivo desta metanálise foi comparar a efetividade do treinamento combinado (HIIT/SIT + TR) com outros protocolos de exercício sobre os indicadores de AFRS em adultos. Foi realizado a busca sistemática nas bases de dados eletrônicas MEDLINE via PubMed, Cochrane-CENTRAL, SPORTDiscus, LILACS, SCIELO e Scopus, entre janeiro e março de 2017, com a utilização dos seguintes descritores, em inglês e português: physical fitness, hight-intensity interval training, sprint interval training, resistance training e adults. A qualidade dos estudos foi avaliada por meio da escala PEDro. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, nove artigos foram selecionados (n = 231). A extração das médias e desvios padrões dos estudos foi realizada de forma independente por dois autores e utilizou-se o programa RevMan na condução da metanálise. As intervenções com treinamento combinado (HIIT/SIT + TR) tiveram duração de 6 a 12 semanas e produziram maiores aumentos de absorção máxima de oxigênio que outras formas de exercício. A combinação do treinamento intervalado e treinamento de força pode ser considerada mais eficaz para a melhora dos níveis de capacidade aeróbica em adultos. 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n5p618

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.