Será Que o índice de Desenvolvimento Humano e Data de Nascimento dos Jogadores Influenciam a Escalada Até Maior Desempenho no Futebol?

Por: Felippe da Silva Leite Cardoso, Israel Teoldo da Costa e Julio Garganta.

Motriz - v.19 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo verifica a possível influência do índice de desenvolvimento humano (IDH) e da data de nascimento (BD) na subida até maior desempenho nos esportes, considerando o contexto do futebol brasileiro. A amostra foi composta por todos os 643 jogadores das 20 equipas da Liga de Futebol Premier no Brasil. Os dados foram coletados a partir do site oficial da Federação Nacional, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, o teste do qui-quadrado ( ²), correlação de Pearson e teste H de Kruskall-Wallis foram realizadas. O nível de significância foi estabelecido em α = 0,05. Os resultados sugerem que fatores contextuais associados com tamanho e IDH de local de nascimento e data de nascimento contribui para a realização da Liga de Futebol Premier. Assim, os jogadores nasceram nos primeiros meses do ano e em cidades com médio ou alto IDH tinha mais condições para subir o nível de elite do futebol brasileiro.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/4653

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.