Seres Humanos e Natureza: o Lazer Como Mediação

Por: Camila Santos de Armas e Humberto Luís de Deus Inácio.

Licere - v.13 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou responder a seguinte questão: os aspectos do mundo  do trabalho se transferem para o mundo do lazer? Para tanto, analisamos a relação entre  seres humanos e natureza, especialmente por meio de uma prática corporal de aventura  na natureza específica – o montanhismo. O estudo constituiu-se de caráter qualitativo:  buscou compreender e descrever uma realidade social concreta. Para coleta de dados foi  utilizada a entrevista semiestruturada. Observamos que relações estabelecidas no mundo  do trabalho se disseminam para o mundo do lazer no grupo estudado, ampliando a  alienação típica do trabalho nas sociedades de ordem capitalista para outras dimensões  da vida humana; mas também observamos que, dialeticamente, as experiências 
realizadas no montanhismo, geram novos significados e valores para a vida, os quais se  disseminam e “contaminam” positivamente o mundo do trabalho.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV13N02_a2.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.