Serviço Social do Comércio – SESC I

Por: Fernando Dysarz, Irlando Tenório Moreira, José Roberto Silva de Jesus, Leila Luna Rinaldi, Rosimeiri Martins Gil, Rui de Matos Maciel, Sergio Pantoja Leite e Vera Lucia Augusto do Nascimento.

Atlas do Esporte no Brasil.

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Resumo

Definições e origens
Criado em 13 de setembro de 1946, o SESC - Serviço Social do Comércio - é uma instituição pioneira que nasceu de um ideal ainda presente e atual: conciliar o crescimento econômico com a justiça social, visando garantir uma sociedade democrática baseada na harmonia entre capital e trabalho. Inspirado na consciência social de empreendedores à frente de seu tempo, o SESC é, até os dias de hoje, mantido e administrado por seus representantes, os empresários do setor de comércio de bens e serviços. E é em função de sua origem que a instituição tem suas ações orientadas pela defesa de valores fundamentais como a liberdade, a democracia e o exercício da cidadania, essenciais para o alcance do bem-estar social, individual e coletivo. Amissão do SESC é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democratizando o acesso ao lazer, à educação, à cultura, à saúde e ao esporte, promovendo deste modo a qualidade de vida, tanto do comerciário como do público em geral. Foi assim que, em mais de cinco décadas de existência, o SESC chegou a todos os estados da federação, enfrentando o desafio permanente de atender, com excelência, às necessidades de sua clientela em um país de dimensões continentais. Por ser uma organização que imprime o caráter educativo a todas as suas ações, o SESC busca muito mais que eventuais benefícios imediatos para sua clientela. Seu objetivo é a construção de novas realidades sociais através da informação, capacitação e desenvolvimento pessoal, possibilitando aos trabalhadores condições efetivas de modificar sua vida e o mundo que os cerca.

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