Resumo

O turismo é, sem dúvida, a maior indústria mundial geradora de benefícios económicos crescentes. O desporto, por sua vez, tornou-se no maior fenómeno cultural deste virar de século. Este constitui, assim, um factor acrescido quando falamos de oferta turística, da qualidade e diversidade dessa oferta, ou quando falamos das necessidades e motivações dos turistas, da captação ou fidelização dos mesmos. De tal forma estes fenómenos sociais interligam-se que, progressivamente e a partir da década de 90, o termo Desporto e Turismo consolida-se per si, conquistando um espaço social e académico. Conteúdos: :: Editorial José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes Agenda Ligações à rede Quiosque DESTAQUE :: A Investigação em Gestão do Desporto Carla A. Costa ARTIGOS :: Serviços de Desporto. Desporto e Turismo Elsa Cristina Sacramento Pereira :: Posicionamento e Acessibilidades ao Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins e Voleibol: Estudo das Federações Desportivas Celina Gonçalves, Abel Correia :: Caracterização do perfil do gestor e das empresas portuguesas de animação turístico-desportiva de aventura Filipe Dias, Miguel Maia, António Serôdio Fernandes, Luís Quaresma :: A comunicação visual ao serviço do desporto Armando Vilas Boas DOSSIER: NEGÓCIOS E IDEIAS :: Qualidade e conforto em instalações desportivas. Estudo de caso Carla C. S. Barreira, António P. O. Carvalho