Sessão de Circuito na Praia no Controle da Pressão Arterial: Comparação com Sessões de Exercício Aeróbio e Resistido

Por: Aline de Freitas Brito, Flávia Lucena de Medeiros, Francisca Edileide Santos Maia, Jorge Luiz de Brito Gomes, Lydiane Tavares Toscano e Priscilla Eudécia Carvalho Neco.

Revista da Educação Física - UEM - v.26 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

uma sessão de circuito é constituída por exercícios resistidos e aeróbios, intercalados. Entretanto, não há consenso quanto a sua capacidade hipotensora. Objetivo: comparar a resposta da pressão arterial após uma sessão de circuito de praia com sessões de exercícios aeróbico e resistido. Metodologia: 15 adultos jovens do sexo masculino realizaram três sessões de exercício e uma sessão controle Resultados: Foi verificado hipotensão sistólica significativa em relação ao repouso, aos 10, 20, 30 e 40 minutos para as sessões aeróbia e de circuito na praia e aos 20, 30 e 40 minutos para sessão de resistido, com as maiores reduções em torno de 14 ± 5, 10 ± 3 e de 8 ± 3 mmHg, respectivamente, sem diferenças significativas entre as sessões. Não foram encontradas diferenças significativas na hipotensão diastólica Conclusão: A sessão circuito de praia apresenta semelhante hipotensão quando comparado às sessões de exercícios aeróbico e de resistido.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24499

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.