Sexualidade no Brasil: Contribuições dos Grupos de Pesquisa Cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (cnpq)

Por: Allana Alexandre Cardoso, Fabiana Flores Sperandio, Fabiano Augusto Teixeira, Fernando Luiz Cardoso, Isabela dos Passos Porto e Mariluce Poerschke Vieira.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.12 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Este estudo descritivo investigou os grupos brasileiros de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq que supostamente publicam na área da sexualidade sob a forma de periódicos científicos, livros e capítulos de livros no último triênio (2010-2012). Foram encontrados 343 grupos, responsáveis por 3670 artigos publicados, 597 livros e 2017 capítulos de livros. No entanto, em apenas 2,91% dos artigos, 7,03% dos livros e 9,17% dos capítulos de livros referiam-se à temática sexualidade, sendo que 82,24% dos artigos científicos relacionados à temática estavam indexados na base Latindex e Lilacs. Por fim, conclui-se que foram encontrados poucos grupos de pesquisa, bem como, escassa produção científica na área da Educação Física que abordam a temática sexualidade. Esta iniciativa representa uma importante ferramenta para a identificação do estado da arte acerca da sexualidade no Brasil, além de disseminar conhecimentos sobre as necessidades e demandas desse campo científico.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/9995

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.