Significação do Conceito de Inclusão Escolar Para Professores de Educação Física

Por: Angela Schone, Darlan Boaro, Douglas Roberto Borella, Gabriela Simone Harnisch, Luiz Fernando Garcia de Almeida e Robson Frank.

Conexões - v.11 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo


O presente estudo teve por objetivo investigar a significação do conceito de Inclusão Escolar na concepção dos professores de Educação Física dos colégios municipais e estaduais do município de Marechal Cândido Rondon/PR. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi de 14 professores, com média de idade de 34 anos. O instrumento para coleta de dados foi um questionário elaborado pelos pesquisadores, com questões abertas. Os resultados encontrados no presente estudo apontaram que quando se trata do entendimento acerca da Inclusão Escolar, 57,2% dos professores percebem como “inclusão dos alunos com deficiência na turma regular”; 35,7% a percebem como “igualdade de oportunidades e direitos de participação para todos os alunos”; ao passo que somente um (1) docente relacionou o conceito de Inclusão Escolar com a “inclusão e participação de todos os alunos”. Sabe-se que ainda serão necessárias muitas reflexões acerca da Inclusão Escolar, portanto, é imprescindível que além de continuar com pesquisas nesta área, se crie possibilidades de interação entre produção científica e os professores que estão nas escolas.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/982

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.