Significado Atribuído Pelos Acadêmicos - Disciplina de História da Educação Física

Por: Marcelo Ponestki Oliveira.

XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A História da Educação Física sempre esteve presente nos cursos de formação de professores em Educação Físisca. Segundo Figueiredo (2016), as primeiras manifestações desta disciplina serviram para legitimar a formação pedagógica para a atuação da educação física, articulando o passado e auxiliando com os métodos de intervenção pedagógicos do momento. Para Melo (1997), a disciplina fazia parte do escopo teórico do curso e, portanto, tinha menos prestígio, por ser considerada de uma utilidade prática menor. É provável que reflexos desta situação ainda sejam notáveis e a clássica provocação feita pelo professor Victor Melo (1997) questionando porque devemos estudar história da educação física/esportes nos cursos de graduação passa a ser a principal inspiração para este estudo. O presente estudo caracteriza-se como transversal, de natureza descritiva e analítica. Participaram do mesmo 67 estudantes de duas turmas do segundo período, devidamente matriculados na disciplina de História da Educação Física do Curso de Bacharelado em Educação Física, modalidade presencial, em uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba-Pr. A coleta de dados se deu no primeiro encontro da disciplina, onde os acadêmicos foram questionados sobre porque devemos estudar a História da Educação Física nos cursos de graduação. Sendo assim, foram motivados a responder tal questionamneto, anotando suas ideias no papel. Após, foram formados grupos de 4 a 5 pessoas que tinham a tarefa de debater suas anotações e produzir um cartaz que representasse o grupo, para ser apresentado para o restante da turma. A palavra que apareceu com maior frequencia, foi EVOLUÇÃO, onde os academicos relataram que compreender a história é importante para a evolução da Educação Física. Embora não seja possível afirmar que a história da Educação Física apresenta uma evolução linear, é interessante perceber que para os academicos há necessidade de se reconhecer o passado para melhorar o presente. Outro aspecto que chamou a atenção foi o olhar dos acadêmicos para a disciplina, considerando a mesma importante para contribuir com a aplicação de técnicas, métodos, conceitos e campo de atuação. Assim como identificado por Melo (1997) e Figueiredo (2016), desde a sua origem esta disciplina tem o papel de fundamentar a atuação profissional e corroborar com os métodos de intervenção pedagógicas do presente e futuro. A prática esportiva também foi recorrente durante as apresentações, e os relatos apontaram a importância de conhecer como começaram as competições, os esportes. Houve ainda significativas expressões de desenhos que representavam diversas modalidades esportivas com bola, mas o atletismo teve a maior frequência, com o discóbulo aparecendo em muitos cartazes. Tal manifestação reforça a influência do esporte em nossa sociedade e, principalmente, reflete um perfil de acadêmicos que procuram o curso de Bacharelado.

Referências

MELO, V. Porque devemos estudar história da educação Física/esportes nos cursos de graduação? Motriz: rev. educ. fis. (Online) - Volume 3, Número 1, Junho/1997.

FIGUEIREDO, P. K. A história da educação física e os primeiros cursos de formação superior no brasil: o estabelecimento de uma disciplina (1929-1958).  Tese - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2016.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.