Significado da Biodança Como Fonte de Liberdade e Autonomia na Auto-reconquista no Viver Humano

Por: Bárbara Pereira D´alencar, Maria do Socorro Pereira Rodrigues, Maria Manuela Rino Mendes e Maria Salete Bessa Jorge.

Texto & Contexto Enfermagem - v.15 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo foi compreender o significado da biodança para idosos do Grupo de Biodança do Serviço Social do Comércio de Fortaleza, Ceará, Brasil. Como método de investigação optou-se por etnografia. A biodança tem como referencial imediato a vida, e é definida como um sistema de integração e desenvolvimento humano, orientado para o estudo e a expressão das potencialidades humanas induzidas pela música, pela dança, por exercícios de comunicação em grupo e vivências integradoras. Adotaram-se entrevistas analisadas pelo método de análise de narrativa. Conforme revelou o processo de análise e interpretação, a biodança melhora as condições de saúde dos idosos, por aumentar a vontade de viver; ajuda-os a se sentirem inseridos no mundo e propicia a vivência com autonomia, ao estimular a busca de projetos existenciais. Assim, a biodança promove a renovação existencial dos idosos e poderá ser uma estratégia utilizada pelos enfermeiros no processo do cuidado humano.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500005&lng=pt&nrm=iso

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.