Significado das Ações de Promoção da Saúde e Atividade Física de Adolescentes do Ensino Médio no Município de Campo Largo (PR)

Por: .

74 páginas. 2017 27/10/2017

Send to Kindle


Resumo

Essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o significado que os adolescentes atribuem às estratégias de promoção da saúde e da atividade física no ambiente escolar e comunitário. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter exploratório com adolescentes de ambos os sexos do Instituto Federal do Paraná, município de Campo Largo (PR). A primeira etapa consistiu na aplicação de um questionário com questões abertas e a segunda por discussões em grupo sobre os temas: atividade física na escola e na comunidade e saúde na escola e na comunidade. A análise dos dados foi realizada de maneira qualitativa, onde as informações obtidas no questionário e nas discussões foram analisadas com o emprego da análise de conteúdo. Os achados referentes à análise do material documental das aulas de educação física escolar proposta por essa pesquisa demostraram que os estudantes significam atribuem o significado a saúde como condição atrelada às suas responsabilidades, oriundas especificamente dos determinantes biológicos como hábitos alimentares e práticas de atividades físicas; no entanto destacam-se as associações que realizam entre saúde e autopercepções positivas. Com vistas à promoção de saúde e da atividade física, os estudantes sugerem que à escola e à comunidade lhes cabem o papel de incentivá-los, demonstram decepção pela ausência de ações que tornam a escola mais dinâmica, apresentam entusiasmo ao identificar e explicar os espaços e ações que são familiarizados e esperam o desenvolvimento de conteúdos relacionados à saúde através de novas metodologias, principalmente as relacionadas às mídias

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-18012018-105743/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.