Significados Corporais no Filme Substitutos a Partir da Visão Sociológica de David Le Breton: Uma Análise Sob o Manto de Arlequim

Por: Gustavo da Motta Silva e .

Arquivos em Movimento - v.12 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar alguns significados relacionados ao corpo presentes no filme “Substitutos” a partir da visão sociológica do autor David Le Breton. O conteúdo do filme foi analisado com base em três categorias utilizadas por Le Breton: “rito de passagem”, “aparência corporal” e “alter ego”. Os resultados apontam que embora o documento seja de caráter fictício, podem-se notar convergências com a realidade, principalmente no que se refere ao componente mercadológico associado ao corpo e à presença maciça das redes virtuais nos dias atuais, com impactos no cotidiano e no corpo.

Referências

ALVES, R. Educação dos sentidos e mais. Campinas, SP: Versus Editora, 2005.

ALVES, R. Por uma educação romântica. Campinas, SP: Papirus, 2002.

BOLTANSKI, L. As classes sociais e o corpo. 4.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

BOURDIEU, P. O camponês e seu corpo. Tradução: Luciano Codato. Revisão: Fábia Berlatto e Bruna Gisi. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 26, p. 83-92, jun. 2006.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução Ingrid Müller Xavier; Revisão técnica Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DAOLIO, J. . A Antropologia Social e a Educação Física: possibilidades de encontro. In: Yara Maria de Carvalho; Katia Rubio. (Org.). Educação Física e Ciências Humanas. 1ªed. São Paulo: Hucitec, v. 1, p. 27-38, 2001.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 12. ed., Campinas: Papirus, 2007.

FRESQUET, A. Cinema, infância e educação. In: ANPED, 2007, Caxambú. Anais da 30ª Reunião Anual de ANPED, 2007.

GOLDENBERG, M; RAMOS, M. S. A civilização das formas: o corpo como valor. In: GOLDENBERG, M.(Org). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, p. 19-40, 2002.

GOELLNER, S. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G.L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S.(Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 2.ed.Petrópolis: Vozes, p.28-40, 2005.

GOELLNER, S.; SILVA, A. Biotecnologia e neoeugenia – olhares a partir do esporte e da cultura fitness. In: COUTO, E.; GOELLNER, S. V. (Orgs.) O triunfo do corpo: polêmicas contemporâneas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

LAQUEUR, T. Corpos, detalhes e a narrativa humanitária. In. Hunt, Lynn (org). A história nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LE BRETON, D. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

________. A sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

________. Sinais de identidade: tatuagens, piercings e outras marcas corporais.

Lisboa: Miosótis, 2004.

________. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LE GOFF, J.; TRUONG, N. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2006.

MAUSS, M. As técnicas do corpo. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, p. 399- 422, 2003.

MIGLIORIN, C. Cinema e escola, sob o risco da democracia. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, p. 104-110, 2010.

ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

POLLAK, M. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, p. 3-15 1989.

PORTER, R. A história do corpo. In: BURKE, P. A escrita da história. São Paulo: UNESP, p. 291- 326, 1992.

REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovesani. São Carlos: Claraluz, 2005.

SANT’ANNA, D. Uma história do corpo. In: SOARES, C (org.). Pesquisas sobre o corpo: ciências humanas e educação. Campinas, SP. Autores Associados, FAPESP, p. 67-80, 2007.

SHILLING, C. Sociology and the body: classical traditions and new agendas. The Sociological Review, v.55, n. s1, p. 2-18, May, 2007.

SOARES, C.; FRAGA, A. Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas. Pro-Posições, Campinas - SP, v. 14, n.41, p. 77-90, 2003.

SUBSTITUTOS. Direção: Jonathan Mostow. Produção: Max Handelman; David Hoberman; Todd Lieberman. Roteiro: Michael Ferris; John D. Brancato. Intérpretes: Bruce Willis; Ving Rhames; Rosamund Pike; Radha Mitchell; Michael Cudlitz; Helena Mattson. [S.I.]: Buena Vista Home Entertainment, son., color., 1 filme (104 min), 2009.

ZOBOLI, F. ; MEZZAROBA, C. ; QUARANTA, A. M. ; CORREIA, E. S. O corpo híbrido: análise midiática da participação do atleta Oscar Pistorius no mundial de atletismo de 2011. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Brasília, Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, p. 1-14, 2013.

Endereço: https://revista.eefd.ufrj.br/EEFD/article/view/510

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.