Significados da Prática Esportiva Extracurricular Para os Pais

Por: Alexandre Jackson Chan Vianna, Américo Pierangeli, e Raissa Batista Luaemar Oliveira.

Arquivos em Movimento - v.13 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A ideia central do artigo é levantar os argumentos dos pais para optar e manter os filhos em atividades esportivas extracurriculares. Foi realizada observação participante em escola privada de Educação Básica que oferecia atividade esportiva extracurricular por empresa terceirizada. A entrevista semi-estruturada, com pais de estudantes entre 5 e 10 anos, que frequentavam as atividades de futsal e natação, foi o instrumento central de coleta de dados, analisados de acordo com a Teoria Fundamentada. Os resultados apontam argumentações sobre benefícios para a saúde, educação e gosto dos filhos. Entretanto aparecem também motivos pragmáticos de organização da logística das famílias e a instrumentalização de mecanismos de coerção da vida cotidiana dos filhos. Com base nos dados, o texto ainda reflete sobre a hierarquia presente entre educação física curricular e atividades extracurriculares para os pais.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/10931

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.